Perguntas Frequentes

Produtos

Onde são feitos os produtos?
Todos os produtos são feitos em Portugal.

Qual a origem das matérias-primas?
Todas as matérias-primas vêm de Portugal (excepto as componentes elétricas que vêm de Itália).

Onde podemos encontrar as instruções de utilização?
As instruções de utilização podem ser encontradas aqui.

As peças de cortiça são 100% feitas por máquinas?
Não. Apesar de usarmos máquinas de corte laser e fresadoras, o restante processo é feito por seres humanos (acabamento, embalamento e envio).

Dizem que os produtos são acabados à mão. O que significa?
Significa que a produção é sempre feita por seres humanos. Usamos máquinas e utensílios para alguns processos mas há sempre uma mão humana a tocar as nossas peças, o que faz de cada uma única.

Como é que devemos cuidar da cerâmica da Dedal?
Por favor lavar antes de usar a primeira vez. Recomendamos que as peças sejam lavadas à mão em água quente com sabão e secas ao ar. Para manter a integridade das peças (ou seja, cor e vidrado intactos), não aconselhamos o uso da máquina de lavar louça.
No entanto, fazemos isso em casa (micro-ondas incluído)!! E, às vezes, aparecem algumas marcas no vidrado mas isso não afeta o uso ou a durabilidade da peça ao longo do tempo.

Como cuidar das peças de cortiça?
A nossa cortiça tem tratamento anti-manchas. De qualquer modo, se houver necessidade de lavar alguma peça, fazê-lo com um pano húmido com sabão.

No vosso catálogo a cerâmica tem muitas cores e efeitos. Podemos personalizá-los?
Sim. É possível personalizar as peças, mudando cores ou efeitos. Entrar em contato connosco para saber como.

Sobre a Dedal

O vosso nome tem algum significado especial?
Sim. ‘Dedal’ é o acrónimo de desenvolvimento do design e das actividades locais e é também aquele instrumento especial que protege as mãos que cosem.

Porque é que só produzem em Portugal?
Acreditamos que é aqui que podemos fazer a diferença. Por um lado, asseguramos que a nossa pegada social é baixa. Por outro, promovemos o desenvolvimento das economias locais e controlamos a nossa pegada ecológica.

Porque é que os vossos produtos têm nomes tão estranhos?
Os nomes dos nossos produtos são maioritariamente inspirados na língua Esperanto. Também usamos as línguas Latim e Português.

Como é que avaliam as propostas de design?
As propostas têm que cumprir os nossos requisitos. Contatar para mais informações.

Designers

Os designers trabalham a tempo inteiro convosco?
Não. Os designers colaboram connosco em regime de royalties.

Qualquer designer pode apresentar uma proposta?
Sim, desde que não sejam conhecidos no mercado internacional.

Como é que os designers são pagos?
A Dedal assume todos os custos de pré-produção e produção, pagando posteriormente a cada designer uma % por unidade vendida.

Como podem os designers apresentar propostas e quando são avaliadas?
Os designers podem apresentar propostas por email. Só aceitamos propostas que respeitem o nosso design brief. Assim, antes de enviar os vossos trabalhos: entrar em contato para pedir o design brief com o nosso calendário de produção.

Retalhistas

Estão à procura de novos retalhistas?
Estamos sempre à procura de novas lojas, em particular aquelas que estão alinhadas com a nossa missão. Contate-nos: vamos adorar trabalhar consigo!

Estão à procura de novos agentes e distribuidores?
Sim. Sempre ávidos por encontrar novos parceiros de negócio. Por favor contate-nos se os nossos produtos são compatíveis com o seu portfolio.

Podem produzir edições personalizadas?
Sim. Podemos produzir edições personalizadas de qualquer produto (cor, efeito ou material).

Como garantem a exclusividade dos retalhistas em cada território?
Acreditamos que cada loja é única porque apela a diferentes clientes, e, portanto, não recusamos revendedores que operem numa área onde os nossos produtos já estejam a ser vendidos.

A menos que tenhamos um pedido em concreto de exclusividade. Se for esse o caso, contate-nos indicando mais detalhes (sobre a loja, clientes, concorrência e localização) para analisarmos o seu pedido.